sexta-feira, setembro 15, 2006

Geração em Linha - Teatro Aveirense

8 de Setembro a 30 de Outubro de 2006























Ver filme:
http://www.aveiro.tv/videoExternalPlayer.asp?videoID=307&width=320&height=240



A exposição “Geração em Linha” de Pedro Figueiredo foi produzida pelo Teatro Municipal da Guarda, que a expôs na sua Galeria desde os finais de Abril de 2006. Em Agosto, no âmbito de FRONIMA 2006 – Fronteiras Imaginárias, projecto de cooperação transfronteiriça entre a Delegação Regional da Cultura do Centro e a Junta de Castela e Leão, foi apresentada no Museu de Zamora. Agora, por iniciativa do Teatro Aveirense, está de novo perante o nosso olhar.

Pedro Figueiredo é um jovem escultor. No entanto, se dermos aos trabalhos aqui expostos o tempo suficiente para virem ao nosso encontro e se nos obrigarmos a uma outra atenção, capaz de acolher tudo aquilo que das obras nos chega, captamos a intuição de uma expressividade e de um linguagem e seremos sensíveis a um modo singular de materializar uma determinada experiência de mundo e de situar-se na actualidade da arte.

É inútil rodear estas esculturas para nelas reconhecer uma qualquer forma da realidade empírica. Pedro Figueiredo não transpõe da realidade para a escultura, não copia, talvez mesmo nem represente. Dá consistência às fantasias, aos assombros e aos fantásticos deslumbramentos que nós, seres reais para além de toda a realidade instituída, transportamos connosco e que, de certo e mais profundo modo, decisivamente
nos transportam.

ANTÓNIO PEDRO PITA
Delegado Regional da Cultura do Centro

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Pedro!

Já tive oportunidade de ver o filme com os seus pensamentos interiores e os exteriores... ambos vão dar às suas esculturas, a meu ver... Gostei muito... Obrigada.

Assim que as vi, recordei-me que já tinha tido contacto com elas, acho eu. Não estiveram expostas na ARCA? Eu tive lá formação e recordo-me delas...

Está de Parabéns... Está prometido que irei à Figueira vê-las ao vivo!

Um beijinho!